EcoParqueZL

(Documento em elaboração)

Pontos iniciais:

O EcoParque Zona Leste deverá ser uma Unidade de Conservação Ambiental e Cultural e de Desenvolvimento Sustentável, especializada em praias urbanas e manguezal, que incluirá, além da ZPA7, as praias que vão da Fortaleza dos Reis Magos até a proximidade do Farol de Mãe Luíza. Poderão também ser incluídos os sítios históricos da Ribeira, Cidade Alta e Petrópolis, os núcleos de compras e diversão e as instituições educacionais dessa região. A ideia é integrar todos esses setores num projeto macro, enriquecido e sustentável, que ajude a pensar e implantar soluções viáveis para a melhor adequação da segurança, mobilidade urbana, coleta do lixo, esgoto e água pluvial, desenvolvimento social, entre outras coisas, da região contemplada pelo EcoParque. 






O Projeto EcoParque Zona Leste nasce como um dos subprojetos do Projeto HiperParque Bidimensional (Concreto e Virtual) Mangue Vivo. Ele deverá ter perfil, vida e ritmo próprio, mas deverá seguir alguns princípios básicos e norteadores do projeto mãe, desde sua concepção, que poderão ser melhorados a partir da ampliação e enriquecimento técnico do coletivo desenvolvedor. 

Inicialmente, esses princípios básicos são:

1) Os EcoParques (Leste, Oeste, Norte de Natal e mais Macaíba e SGA) serão conceitualmente os principais complexos físicos (independentes, mas complementares e parceiros) do projeto HiperParque Mangue Vivo. 

2) Deverão ser desenvolvidos com a participação da sociedade civil e o apoio técnico e financeiro de parceiros institucionais, governamentais, profissionais autônomos voluntários e o setor privado. Sua implantação será por PPP - Parceria Publico Privada, com efetivo controle social. 

3) Os EcoParques deverão ser transformados necessariamente em projetos de estado, de interesse público e não de governos. Para que tenham mais chances de serem desenvolvidos independentemente dos interesses e vontades privadas dos governantes. 

4) As ideias iniciais serão conceituais e norteadoras e devem ser analisadas e, quando viáveis e necessárias, enriquecidas e tecnicamente desenvolvidas no sentido de sua implantação, inclusive, gradual.
Para tanto há necessidade de se implantar um Fórum de discussão, enriquecedor e orientador de cada projeto de EcoParque.

5) Cada EcoParque, parte integrante do projeto HiperParque Mangue Vivo, deverá ter particularidades que o torne único, útil em vários sentidos e turisticamente atraente. Pois, necessariamente deverá promover uma dinâmica turística entre eles.


(documento em elaboração...colabore mandando sugestões)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário